quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Qual a história da Profissão?

.

   Um breve histórico da profissão de Relações Públicas

O desenvolvimento industrial no Brasil se deu no início do século 20, onde nosso país passou a ter a força de grandes usinas hidrelétricas, como a inaugurada no ano de 1901, em São Paulo. Logo após, com as transformações urbanas em algumas cidades brasileiras, a profissão de diversas áreas, mas também técnica e humana teve seu impulso inicial.


Segundo Gurgel, em 1914, foi criado o primeiro departamento da áera de Relações Pùblicas pela empresa canadense The São Paulo Light and Power Co. Limited. Com o objetivo de dar informações ao público, possuía as atribuições de cuidar dos negócios da Light com autoridades municipais e estaduais, administração dos passes escolar concedidos pela companhia aos estudantes, entre outros assuntos. Nesta época, várias instituições enfrentaram graves dificuldades que recomendavam inovadoras técnicas de relacionamento com os públicos existentes. Como essas indústrias eram empresas de economia mista, a qual era resultado da união de verbas públicas e privadas, tiveram duplicados seus problemas pelo crescimento do número de públicos a atender, pois a existência de dinheiro do governo remetia uma preocupação com todas as camadas populares.


Nos primórdios da área teórica/acadêmica da profissão, é criado o primeiro curso universitário da atividade na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, no início da década de 40, É então durante os anos 50 que a área adquire maior forma como atividade profissional. A atividade de Relações Públicas tomou um formato e ganhou nomenclatura a partir da idéia inicial de Ivy Lee , que abriu os olhos dos empresários norte americanos do capitalismo selvagem início do século 20. Sob protestos da comunidade que não se contentava em pagar de seu bolso a infeliz declaração de um destes primeiros barões do livre mercado (O público que se dane!), este jornalista implantou uma nova ótica de correção da atitude para com a Opinião Pública e de divulgação de informações favoráveis às empresas, para a imprensa informativa, e não via matéria paga .


No Brasil do início do século XX , as RP surgiu primeiramente em São Paulo, com o 1o Departamento de Relações Públicas , instituído pela São Paulo Light - Serviços de Eletricidade. Mas somente em 1954 surgia a ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas. A profissão de RP foi devidamente disciplinada , pela lei 5377, de 11 de dezembro de 1967 e aprovada pelo Decreto 63 283 de 26 de setembro de 1968.E no dia 04 de maio de 1972 , pelo decreto Federal no 68.582 é regulamentada a profissão , criando-se o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - CONRERP ( Romildo Fernandes , um dos fundadores e diretor da ABRP em “R.P. A Arte e a Ciência de Negociar com as Pessoas”) O progresso chegara rapidamente e os meios de comunicação ainda eram incipientes para um Brasil tão grande . As empresas encontravam dificuldades em se aproximar, pois as grandes companhias começavam a dar lugar a núcleos que repartiam as várias fases de uma produção entre si , promovendo uma segmentação e sua conseqüente interdependência. Uma das primeiras empresas de RP , brasileira e que se mantém no mercado até hoje é, a GRUNASE - Grupo Nacional de Serviços , fundada em 1968 , fruto de um sonho de José Maria Eymael : aproximar empresas entre si, promovendo um relacionamento comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário