Endomarketing é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
As 25 Leis do Endomarketing
Como qualquer processo multidisciplinar complexo,
o endomarketing possui premissas constantes e imutáveis que o fundamentam,
independente do tamanho, perfil ou área de atuação que uma organização possa
ter. As 25 Leis do Endomarketing,
de forma direta e clara, apresentam e consolidam conceitos, desmistificam
visões e, acima de tudo, facilitam a compreensão sobre este tema cada vez mais
presente em nossas empresas. Publicadas em 2008 por
Vinicius Carvalho de Carvalho, na forma de um artigo na Revista Exame, as Leis
do Endomarketing são:
1. Lei do
Diferencial Humano: As pessoas
são a base de tudo. Não importa qual o valor que pretende agregar ao seu
negócio, sempre serão as pessoas que o farão tornar-se realidade perante o seu
cliente, quer seja de forma direta ou indireta.
2. Lei da
Tomada de Decisão: As pessoas
são contratadas para tomarem decisões em seu cotidiano de trabalho, que
influenciam no negócio como um todo, da mais simples função operacional até o
mais alto executivo.
3. Lei do
Sentido: As pessoas precisam
compreender o sentido daquilo que estão envolvidas para poderem dar mais de si.
Sem perceberem a razão (o lado pragmático) e a emoção (o lado subjetivo) do que
estão fazendo, jamais poderão dar tudo de si.
4. Lei do Reflexo: Simples assim: a qualidade da relação da empresa com
o seu mercado é um reflexo direto do relacionamento que ela tem com os seus
colaboradores.
5. Lei do
Desempenho Esperado: Quanto
menos a empresa oferece em troca do trabalho, maior será a diferença entre o
desempenho que ela espera e o desempenho que efetivamente recebe do
colaborador, pois a percepção deste, quanto aquilo que provém da empresa tende,
na média (coletiva) e no longo prazo, a se configurar em injustiça quanto à sua
recompensa.
6. Lei da
Motivação: A motivação não pode
ser espontaneamente gerada ou atribuída somente à realização no trabalho. Ela é
um bem exclusivo do indivíduo e que não está de maneira alguma sob o controle
da empresa, podendo apenas ser estimulada por uma série de fatores que irão
aumentar a percepção do colaborador acerca do que o motiva no trabalho.
7. Lei do
Composto de Endomarketing:
Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial,
cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que
entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho
(a moeda de troca do colaborador), e, por fim, a Comunicação.
8. Lei da
Escada Limpa: Em uma organização
o Endomarketing sempre deve começar de cima para baixo: se o corpo diretivo não
comprar a idéia, nada irá mudar. Tente limpar uma escada começando pelo degrau
mais abaixo e perceberá que nunca sairá do mesmo lugar.
9. Lei do
Fluxo de Benefícios: A percepção
da empresa ante o seu colaborador é o fruto do conjunto dos fatores entregues
em troca de seu trabalho, e que é dado por um fluxo de benefícios específico,
que resultará num valor percebido da organização.
10. Lei do
Ambiente: Todas as trocas entre
colaborador e empresa ocorrem dentro de um ambiente, formado por uma parte
tangível (o físico da empresa) e outra intangível (cultura e clima
organizacional).
11. Lei do
Trabalho: Quanto maior for o
valor percebido pelo colaborador em relação ao Fluxo de Benefícios da empresa,
maior será o seu desempenho em
troca. O trabalho é o valor “pago” pelo indivíduo por aquilo
que recebe da empresa, e cabe a esta saber claramente o que espera das pessoas
a partir daquilo que oferece.
12. Lei da
Constante da Comunicação: Mesmo
que a empresa não possua formalmente um processo de comunicação interna, ela
sempre irá existir e ser praticada pelos seus colaboradores por meio de canais
informais.
13. Lei da
Gestão do Endomarketing: O
endomarketing é um processo gerencial, cíclico, contínuo, e baseado em
ferramentas multidisciplinares de ativação, com o intuito de promover a
motivação das pessoas com o seu trabalho e garantir o seu compromisso com os
objetivos estratégicos, contribuindo assim à obtenção de melhores resultados a
partir de desempenhos superiores.
14. Lei do
Discurso Contraditório: A
variação de desempenho de um colaborador é o resultado direto da diferença
entre o volume de comunicação que orienta a sua tomada de decisão, normalmente
gerada pela empresa, e o volume de comunicação contraditória, que na maioria
das vezes é ocasionada pela sua chefia direta.
15. Lei
dos Pontos de Pressão: Numa
organização sempre existem duas concentrações de público interno que funcionam
como grandes pontos de pressão positiva e negativa, diametralmente opostos, e
que agem sobre a massa de pessoas em geral.
16. Lei
dos Cenários de Representação:
As pessoas tendem a resumir a empresa e o seu universo de existência e relações
com base apenas nos cenários onde atuam.
17. Lei
das Fases de Implantação: Todo
processo de endomarketing deve respeitar quatro fases distintas de implantação:
a assimilação dos conceitos (Despertar), a saída das zonas de conforto
(Envolver), a partida para a ação (Construir),e a busca de metas elevadas
(Superar).
18. Lei do
Discurso Único: Toda empresa
deve ter apenas um discurso a ser comunicado aos seus colaboradores, forte o
bastante para se manter vivo ao longo do tempo e com volume de conteúdo capaz
de permitir desdobramentos e co-relações.
19. Lei da
Capacidade dos Canais Internos:
O número de canais existentes e de diferentes formatos em uma empresa não está
diretamente relacionado a qualidade da comunicação interna da organização.
20. Lei
dos Tipos de Conteúdos Editoriais:
O conteúdo presente em um canal interno de comunicação sempre deverá possuir
pelo menos um dos quatro tipos de linha editorial interna (Estratégica,
Informativa, de Serviço, Humana), ou ainda a combinação entre elas de forma a
se complementarem.
21. Lei da
Estética e do Discurso: A
estética e o discurso devem estar alinhados para o público interno ao qual se
destinam, e não para a instituição e a forma como esta e seus produtos se
reportam externamente. A exceção a esta Lei está nas áreas comerciais que
tendem a reproduzir os padrões e estilos dos clientes com os quais se relacionam.
22. Lei do
Referencial Externo: As pessoas
trazem de fora da empresa os seus referenciais de boa comunicação e se baseiam
em suas experiências com as mídias externas para se relacionarem com os canais
internos da organização.
23. Lei da
Segmentação Interna: Uma única
estratégia de endomarketing e comunicação interna não é capaz de atingir
plenamente a todas as pessoas de uma organização. Cada empresa possui um número
próprio de segmentos de público que devem receber a mensagem através de
estratégias específicas de ativação, quer na sua forma, estética ou discurso.
24. Lei do
Retorno: O aumento do desejo dos
colaboradores em possuir meios de dar retorno a empresa é diretamente
proporcional ao volume de comunicação interna praticada pela organização.
25. Lei da
Oralidade: As pessoas preferem à comunicação oral e esperam
isso de seus líderes diretos. A evolução eficiente de um programa de
endomarketing está na diminuição gradual de material impresso ou que utilize de
outros meios de comunicação que não sejam a oralidade.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/5173/as-25-leis-do-endomarketing.html
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