As atividades básicas e específicas do profissional de Relações Públicas são
aquelas definidas pelos maiores especialistas na área como Candido Teobaldo,
Gaudêncio Torquato, Roberto Simões, entre outros, como: Pesquisa; Assessoria e
Consultoria; Planejamento; Execução; e Avaliação.
Do ponto de vista da Pesquisa cabe ao profissional de RRPP:
1. Promover pesquisas de opinião pública e de audiência
2. Analisar resultados e Diagnosticar.
3. Definir os públicos estratégicos da empresa.
4. Detectar situações que possam afetar a imagem junto à opinião pública.
Na parte sobre Assessoria e Consultoria, cabe a este profissional:
1. Sugerir e propor políticas de Relações Públicas para a organização.
2. Sugerir e propor políticas de Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing, podendo e devendo trabalhar em conjunto com o marqueteiro;
3. Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes e comportamentos no tratamento com os diversos setores da opinião pública.
No setor de Planejamento deve o RRPP:
1. Propor e elaborar o Planejamento Estratégico de Comunicação para a entidade pública ou privada;
2. Propor e elaborar planos, campanhas institucionais e operações de Relações Públicas.
IV - Execução
1. Comunicação entre empresa e públicos estratégicos
Implantar e coordenar as ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a conscientizar, primeiro, todos os níveis da organização buscando o envolvimento e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem e, em segundo, definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da empresa a fim de informá-los corretamente das atividades da organização e obter deles aceitação e boa vontade perante a empresa.
2. Ações de comunicação dirigida
Elaborar publicações da empresa para funcionários, clientes, fornecedores etc. (house organ e newsletter, folhetos, relatórios);
Desenvolver modos de comunicação por meios audiovisuais e eletrônicos e de informática - internet e intranet;
Elaborar campanhas de informação, conscientização e institucionais;
Organizar congressos, conferências, simpósios, etc.;
Elaborar quadros de aviso, exposição, mostras, etc.;
Organizar e dirigir visitas às instalações, viagens etc.;
Redigir discursos, correspondências e atender consultas e pedidos;
Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades etc.;
Supervisionar coberturas fotográficas, vídeos.
3. Eventos e promoções especiais
Organizar eventos e encontros empresariais, que tenham caráter informativo para construir imagem como inaugurações, comemorações;
Dirigir cerimonial e representar a empresa e sua direção;
Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa.
4. Gerência de assuntos públicos
Acompanhar assuntos de interesse público afetos à empresa;
Organizar e coordenar grupos de trabalho específicos por assunto;
Coordenar a execução das atividades sugeridas por esses grupos.
5. Divulgação para a imprensa
Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas;
Manter contatos permanentes com a Imprensa;
Elaborar e distribuir noticiário e organizar e dirigir entrevistas.
Organizar e manter atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.
V - Avaliação
Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos de Relações Públicas desenvolvidos.
Finalizando, vemos o quanto é importante a figura do profissional de Relações Públicas em uma instituição pública ou privada para manutenção da imagem das mesmas de maneira positiva perante a sociedade. Como afirma Waldir Ferreira, "os veículos de comunicações dirigidas são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor" (7). Portanto, usando os instrumentos de comunicação dirigida como os veículos escritos, orais, aproximativos e auxiliares, sem dúvida ele atingirá seus objetivos que é atingir aos públicos-alvo.
Do ponto de vista da Pesquisa cabe ao profissional de RRPP:
1. Promover pesquisas de opinião pública e de audiência
2. Analisar resultados e Diagnosticar.
3. Definir os públicos estratégicos da empresa.
4. Detectar situações que possam afetar a imagem junto à opinião pública.
Na parte sobre Assessoria e Consultoria, cabe a este profissional:
1. Sugerir e propor políticas de Relações Públicas para a organização.
2. Sugerir e propor políticas de Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing, podendo e devendo trabalhar em conjunto com o marqueteiro;
3. Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes e comportamentos no tratamento com os diversos setores da opinião pública.
No setor de Planejamento deve o RRPP:
1. Propor e elaborar o Planejamento Estratégico de Comunicação para a entidade pública ou privada;
2. Propor e elaborar planos, campanhas institucionais e operações de Relações Públicas.
IV - Execução
1. Comunicação entre empresa e públicos estratégicos
Implantar e coordenar as ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a conscientizar, primeiro, todos os níveis da organização buscando o envolvimento e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem e, em segundo, definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da empresa a fim de informá-los corretamente das atividades da organização e obter deles aceitação e boa vontade perante a empresa.
2. Ações de comunicação dirigida
Elaborar publicações da empresa para funcionários, clientes, fornecedores etc. (house organ e newsletter, folhetos, relatórios);
Desenvolver modos de comunicação por meios audiovisuais e eletrônicos e de informática - internet e intranet;
Elaborar campanhas de informação, conscientização e institucionais;
Organizar congressos, conferências, simpósios, etc.;
Elaborar quadros de aviso, exposição, mostras, etc.;
Organizar e dirigir visitas às instalações, viagens etc.;
Redigir discursos, correspondências e atender consultas e pedidos;
Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades etc.;
Supervisionar coberturas fotográficas, vídeos.
3. Eventos e promoções especiais
Organizar eventos e encontros empresariais, que tenham caráter informativo para construir imagem como inaugurações, comemorações;
Dirigir cerimonial e representar a empresa e sua direção;
Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa.
4. Gerência de assuntos públicos
Acompanhar assuntos de interesse público afetos à empresa;
Organizar e coordenar grupos de trabalho específicos por assunto;
Coordenar a execução das atividades sugeridas por esses grupos.
5. Divulgação para a imprensa
Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas;
Manter contatos permanentes com a Imprensa;
Elaborar e distribuir noticiário e organizar e dirigir entrevistas.
Organizar e manter atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.
V - Avaliação
Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos de Relações Públicas desenvolvidos.
Finalizando, vemos o quanto é importante a figura do profissional de Relações Públicas em uma instituição pública ou privada para manutenção da imagem das mesmas de maneira positiva perante a sociedade. Como afirma Waldir Ferreira, "os veículos de comunicações dirigidas são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor" (7). Portanto, usando os instrumentos de comunicação dirigida como os veículos escritos, orais, aproximativos e auxiliares, sem dúvida ele atingirá seus objetivos que é atingir aos públicos-alvo.
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