quarta-feira, 17 de outubro de 2012


     O que é comunicação?
 
Os seres humanos precisam e necessitam imperiosamente externar suas opiniões, idéias e sentimentos. E a forma de se externar isso tudo se dá através da comunicação. Sem ela, sustentam os cientistas, sociólogos, psicólogos, antropólogos, não existiria sociedade, constituindo-se num processo social.
Até o presente momento embora existam investigações no sentido de esclarecer se plantas e animais se comunicam só o homem pode exercer essa atribuição por meio da língua como um dos códigos existentes, havendo uma responsabilidade ainda maior com os demais seres vivos no nosso planeta e de nós com nossos semelhantes.
               Entende-se por comunicação como o processo de troca de mensagens entre duas ou mais pessoas ou entre sistemas diferentes, havendo a necessidade da existência de um a série de elementos que deverão estar necessariamente presentes.
Os elementos são: o emissor/transmissor – aquele que emite ou dirige uma mensagem por meio de uma fonte (origem da mensagem) – através do mesmo código (palavras, linguagem, símbolos, escritos, idéias) de fundamental importância para a existência do entendimento -, o canal, que é o meio onde a mensagem será veiculada, manifestada, percorrida de modo verbal (falada ou escrita) ou não verbal (mímica, gestos, etc.) ao receptor/destinatário que a decodificará, devendo resultar necessariamente em concordância, a fim de que se possa alcançar o real significado da palavra que é o de exprimir a comunhão de sentimentos, idéias, e compreensão.
               Porém, não haverá comunicação se a mensagem do emissor tiver sido interpretada incorretamente, de modo diverso, ou o código lingüístico usado pelo emissor for diferente daquela que o receptor compreende, como uma língua, por exemplo, ou decorrentes de fatores alheios a sua vontade por ter o receptor expressando uma atitude diferente sem, contudo, gerar desentendimento. Daí haver a necessidade da retroalimentação, entendida como o processo de retorno ao diálogo para que se possa chegar ao entendimento.
Um instrumento de comunicação eficaz e eficiente utilizado nos países ocidentais e até mesmo orientais é o sinal de trânsito, significando o mesmo para todos os motoristas que realmente o entendam.
               A comunicação também pode ser definida como o ato ou efeito de transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou de processos convencionados – cartas, E-mail, comunicados, entre outros -, quer através da linguagem falada ou escrita, por outros meios como os sinais, signos e símbolos, ou por intermédio de aparelhamento técnico especializado sonoro, visual ou áudio-visual.  
             Para Beltrão [1983] "a comunicação é um fenômeno dinâmico que ocorre intencionalmente entre um indivíduo e outro com o objetivo de obter uma reação estabelecendo assim a troca de sentimentos e idéias." [1].
No entanto, Diaz Bordenave [1983] refere-se à comunicação como sendo um "Processo de informação que a nível humano chamamos de comunicação, é um processo universal, inerente à natureza de toda organização, desde a mais rudimentar – um mecanismo sem vida – até a mais complexa – a sociedade humana.".
 BAIXE AQUI O VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE A COMUNICAÇÃO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário